hoje senti saudades



A saudade é mesmo um sentimento estranho. Faz realmente muito tempo que soube, através de um grande amigo, que a palavra saudade estava entre os 10 termos mais difíceis de serem traduzidos, segundo uma lista publicada, se não me engano, no Jornal do Brasil. Hoje, com o avanço da internet, pude buscar mais informações sobre a tal lista que é, na verdade, o resultado de uma pesquisa feita pela empresa britância Today Translations com as opiniões de mil tradutores profissionais. Saudade, seria então, a sétima palavra mais difícil de se traduzir no mundo, ou seja, um termo genuinamente português. Pensei bastante nisto, e fui um pouco além.

E então imagino um tempo onde não havia saudades; onde o mundo era demasiado pequeno e tudo estava ali ao redor, pertinho. Algures entre Idanha-a-velha e Sortelha. Mas o povo português é viajante, e de tanto olhar o mar se questionou o que tinha depois, foi lá ver o que era, e descobriu a saudade. Este sentimento estranho, um sentimento português.

É claro que alemão também sente saudades, ou talvez sinta falta apenas, não sei.

Pensei bastante nisso, e fui um pouco além: A saudade seria então um sentimento genuinamente português. O que, pra mim, fora a complexidade do sentimento, explica a difícil tradução.


About this entry


3 comentários:

  1. Anônimo 12:24 PM

    pois, deve mesmo ser coisa de português...

    meu pai é um ótimo exemplo disto, um português q resolveu atravessar o oceano e construir a vida em terras brasileiras... veio atrás do meu avô q aqui passou uma parte de sua vida, longa história...

    acontece q a SAUDADE é enorme, de tudo q ficou pra trás, das raízes, de cada rosto, cada palavra, do calor da família FONSECA FELNER DA COSTA!

    eu, q não nasci lá, às vezes sinto uma espécie de solidão qdo penso no oceano q me separa, me separa do meu sangue, me separa de algo muito forte q esta lá.

    SAUDADE, é bom e ruim... acho q é bom qdo podemos pegar o carro e "matá-la", mas qdo se está realmente distante, dói...

    e não há telefone, e-mail, webcam, ou qq outra invesão moderna q cure!

    |SAUDADE_sentimento eternamente presente na minha vida|

     
  2. Anônimo 2:43 PM

    que bonito, tati

     
  3. Anônimo 3:29 PM

    ih, sou eu na foto... êêêeeeeeeee...!

    nem tinha me reconhecido, mas agora sei bem q momento é esse, momento inesquecível, eu e zi na praça do comércio (meu bisavô trabalhou ali), e o céu azul azul, lindo céu de lisboa!

    chega, chega senão não aguento... |saudades|