A saudade é mesmo um sentimento estranho. Faz realmente muito tempo que soube, através de um grande amigo, que a palavra saudade estava entre os 10 termos mais difíceis de serem traduzidos, segundo uma lista publicada, se não me engano, no Jornal do Brasil. Hoje, com o avanço da internet, pude buscar mais informações sobre a tal lista que é, na verdade, o resultado de uma pesquisa feita pela empresa britância Today Translations com as opiniões de mil tradutores profissionais. Saudade, seria então, a sétima palavra mais difícil de se traduzir no mundo, ou seja, um termo genuinamente português. Pensei bastante nisto, e fui um pouco além.
E então imagino um tempo onde não havia saudades; onde o mundo era demasiado pequeno e tudo estava ali ao redor, pertinho. Algures entre Idanha-a-velha e Sortelha. Mas o povo português é viajante, e de tanto olhar o mar se questionou o que tinha depois, foi lá ver o que era, e descobriu a saudade. Este sentimento estranho, um sentimento português.
É claro que alemão também sente saudades, ou talvez sinta falta apenas, não sei.
Pensei bastante nisso, e fui um pouco além: A saudade seria então um sentimento genuinamente português. O que, pra mim, fora a complexidade do sentimento, explica a difícil tradução.
hoje senti saudades
About this entry
Youre currently reading hoje senti saudades.
- Published:
- às 23:00 on segunda-feira, 17 de abril de 2006
- Previous:
- Postagem mais antiga
- Next:
- Postagem mais recente
-
12:24 PM
pois, deve mesmo ser coisa de português...
meu pai é um ótimo exemplo disto, um português q resolveu atravessar o oceano e construir a vida em terras brasileiras... veio atrás do meu avô q aqui passou uma parte de sua vida, longa história...
acontece q a SAUDADE é enorme, de tudo q ficou pra trás, das raízes, de cada rosto, cada palavra, do calor da família FONSECA FELNER DA COSTA!
eu, q não nasci lá, às vezes sinto uma espécie de solidão qdo penso no oceano q me separa, me separa do meu sangue, me separa de algo muito forte q esta lá.
SAUDADE, é bom e ruim... acho q é bom qdo podemos pegar o carro e "matá-la", mas qdo se está realmente distante, dói...
e não há telefone, e-mail, webcam, ou qq outra invesão moderna q cure!
|SAUDADE_sentimento eternamente presente na minha vida| - 2:43 PM
- 3:29 PM
3 comentários: